5 jogos populares com significados/simbolismos religiosos e espirituais

Postado em 20/05/2014.

Há muitas franquias que são óbvias em sua natureza religiosa. O exemplo mais recente é BioShock Infinite, que lida com o renascimento de um homem através do batismo, que passa a construir uma cidade flutuante e gigantesca no céu.  Até mesmo outras grandes franquias, como Final Fantasy, tiveram conotações religiosas.

E foi pensando nisso que decidimos criar este artigo, com o intuito de listar alguns jogos populares com significados/simbolismos religiosos e espirituais. Então, acompanhe-nos agora e não se esqueça de deixar seu comentário. Vamos lá?

Super Mario Bros

New Super Mario Bros.

A ideia do eterno retorno de uma pessoa tem fascinado muitas mentes por aí. Simplificando, é a noção de que o tempo não é linear, mas cíclico, e que o universo mantém recorrente em um número infinito de vezes, mais ou menos, da mesma maneira. É um conceito-chave por trás do hinduísmo. E também a base do universo de Super Mario, onde as mesmas paisagens e os mesmos inimigos se repetem sempre.

Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus

“Shadow of the Colossus” oferece exatamente o oposto do que os jogos de videogame têm tradicionalmente nos oferecido. Com apenas dezesseis criaturas enormes para encontrar e matar, grande parte do jogo é gasto andando de cavalo pelas belas paisagens, meditando sobre a natureza e sobre a violência que estará por vir. Pouco se sabe. Quase nada acontece. É uma verdadeira obra-prima de grande valor emocional.

The Legend of Zelda

The Legend of Zelda

Um dos provérbios mais intrigantes na tradição judaica sustenta que tudo está predeterminado e a permissão é dada. A franquia Zelda é baseada nessa linha de pensamento, apresentando uma série de quebra-cabeças com soluções muito específicas, e, ainda sim, os jogadores têm a liberdade absoluta para vagar pelas masmorras, elaborar planos, tentar e errar, e encontrar o seu próprio caminho para a verdadeira resposta. Este espaço de possibilidade permite você ficar livre, mesmo em um universo que, como todos os outros jogos de videogame, é governado por algoritmos precisos. Enfim, esse livre arbítrio de Zelda que faz o jogo ser divertido!

LittleBigPlanet

LITTLE BIG PLANET

Este jogo de plataforma encantador permite que os jogadores criem os seus próprios níveis, mas esses níveis são todos vazios sem a chegada do Sackboy, um fantoche que protagoniza o jogo. Sem ele, as nossas criações ficariam complicadas e incompletas, pois é a sua presença que nos permite jogar o jogo na íntegra.

Sackboy não é um teólogo, mas foi criado com base na ideia cristã fundamental da graça: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único filho”.

Max Payne

Max Payne 3

Por que as coisas ruins acontecem com as pessoas boas? Basta perguntar a Max Payne, um policial cuja esposa e filha foram assassinadas por viciados enlouquecidos. Depois disso, tudo foi por água abaixo: ele foi acusado de um assassinato que não cometeu, apaixonou-se por todas as mulheres erradas e, em três jogos maravilhosos, colocou os pés em paisagens infernais. Ele é cínico e duro, mas é “torturado” pelas coisas que se passam em seu interior, mas Max Payne, assim como Jó, permanece ao lado dos anjos.

E você, gostaria de acrescentar algo? Comente!




Comentários (0) Comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!