Curiosidade: como Minecraft foi comprada pela Microsoft

O poder de um tweet no mundo dos negócios ou marketing digital na nova era

Postado em 09/03/2015.

O mundo dos negócios nunca mais será o mesmo depois que as redes sociais passaram a representar um espaço com informação de impacto direcionada para um número expressivo de pessoas. Por que estamos falando disso? Se o Twitter serve para diversos fins, nada mais natural que também seja uma ferramenta para que um dos grandes desenvolvedores de games se pronuncie ou até mesmo desabafe. Peraí…desabafar? Sim!

2683108-4815999095-Pack1

Hoje contaremos sobre uma das curiosidades do mundo game que envolve o pássaro da web, vulgo Twitter. Markus Notch Persson, um dos CEOs da Mojang, empresa desenvolvedora de Minecraft, usou o Twitter para uma brincadeira com segundas intenções e questionou se alguém teria desejo de comprar as suas ações na empresa.

A “brincadeira” interessou a Microsoft, que imediatamente após ter visto o post já se prontificou a atender o pedido de Markus. Pelo telefone, a confirmação de que a venda era uma situação real. A revista de economia e negócios Forbes confirmou as informações e bum! E aí, dá pra acreditar nesse enredo?

Bilhões de dólares e a briga dos impostos

De acordo com o mercado de games, a negociação entre as duas empresas foi fechada pela bagatela de 2,5 bilhões de dólares. Sendo uma das principais desenvolvedoras de jogos da década, nada mais natural que estivesse com toda essa valorização. Antes desse desfecho, a Activision Blizzard e Electronic Arts(EA) também propuseram uma negociação com Persson.

minecraft

Nos bastidores do mundo business também se comenta que não foi apenas o sucesso dos jogos da Mine que interessaram a Microsoft. Há uma teoria apontando para o fato de que a empresa norte-americana queria evitar problemas com impostos, por conta de 93 bilhões de dólares do caixa que não poderiam ser levados para os Estados Unidos sem pagamento de taxas tributárias. Uma boa solução foi deslocar parte dessa grana para a suíça e adquirir um bom produto.

O sucesso de Minecraft

O Minecraft é um jogo eletrônico estilo sandbox que envolve a construção de blocos para criar um mundo à parte. Começou a ser desenvolvido em maio de 2009, com base nas tecnologias de outros jogos como Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.

Paisagens e objetos montados a partir de cubos que podem ser transportados para qualquer outro lugar. As construções permitem que as estruturas sejam empilhadas, com espaços de exploração para minérios. Em essência, o jogo envolve critérios exploratórios e de sobrevivência. O enredo não passa por dramas comuns e o jogador precisa ter estilo explorador para construir seus diferentes espaços e achar os diversos recursos proporcionados pelo jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=YGwvCbefyNw

Em 2011, Minecraft chegou a vender mais de 1 milhão de cópias, quando ocorreu o período de lançamento da versão beta.

E vocês, lembram de algum outro episódio que envolveu o mundo das celebridades na web? Conte pra gente! Que outras curiosidades você deseja ver relembradas aqui no Click Grátis? Deixe também as suas críticas e sugestões! Sua colaboração é muito importante para nós!




Comentários (0) Comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!