Análise do jogo Rise of the Tomb Raider

Lara Croft está de volta, agora crescida e mais obcecada do que nunca para seguir os passos de seu pai. Confira nossa análise de Rise of the Tomb Raider.

Postado em 07/12/2015.

Quando os desenvolvedores da Crystal Dynamics fizeram um reboot da série Tomb Raider, há dois anos, a intenção principal era reinventar Lara Croft, lançando-a em um papel vulnerável e não como a heroína intocável de suas aventuras originais. Esta mudança foi definitivamente benéfica para a sua história. A ligação emocional com Lara em Rise of the Tomb Raider difere da apresentada em sua história de origem. Em vez da simpatia que sentimentos ao vê-la superar os obstáculos duros que aparecem, agora ela cresceu e teimosamente está obcecada para seguir os passos de seu pai.

Ainda assim, Rise of the Tomb Raider gira em torno de uma emocionante, se não clichê, história. Vasculhando túmulos, naturalmente ela segue uma pista que a leva para a Sibéria, onde uma seita fanática e bem financiada chamada “Trindade” está procurando o mesmo artefato que, segundo um mito, poderia levar a imortalidade. Instalações soviéticas abandonadas, um grupo de ancestrais protetores da verdade e uma abundância de tesouros inestimáveis aguardam o jogador ansioso.

Cutscenes estão presentes no jogo do início ao fim e você encontrará alguns momentos em que seus dedos não estarão preparados para os quick-time eventos. Da Síria para a Sibéria, as situações de vida ou morte são cheias de ações que dependem da velocidade com que os botões são pressionados. Infelizmente, você será forçado a ver Lara ter um fim terrível com armadilhas, animais selvagens e perigos ambientais.

riseofthetombraideranalise_01

Cada nova zona que você encontra é incrível, mas a maioria das áreas são um pouco lineares, impedindo-o de se afastar muito do script da história. A parte do Instinto de Sobrevivência “sobrenatural” destaca bastante a interatividade com os objetos. Coletar galhos, tirar a pele de coelhos e cervos, coletar minério e muito mais. Esses são apenas alguns materiais que você pode utilizar no sistema de construção do jogo.

riseofthetombraideranalise_02

Quando você chega a um acampamento/base, materiais comuns e exóticos podem ser utilizados para reforçar as propriedades das armas, munições e atualizar as mochilas para aumentar a capacidade de carga. A aquisição de novas armas, no entanto, é mais difícil. Em vez de juntar poucas peças e elaborar uma espingarda antes do previsto, peças de armas novas estão escondidas em locais pré-definidos à medida com que você vai avançando na campanha. Felizmente, o jogo oferece vários caminhos para a expedição da Trindade, em vez de simplesmente fazer você descarregar toda sua munição através de um único caminho. Flechas permitem você matar seus inimigos no stealth. Pequenos objetos espalhados no chão podem ser jogados para distrair os inimigos. As lanternas podem ser atiradas como materiais inflamáveis para incinerar um grupo. Enfim, Rise of the Tomb Raider permite lidar com inimigos e obstáculos de acordo com seu estilo de jogo, com várias opções para você avançar e ganhar níveis.

riseofthetombraideranalise_03

Rise of the Tomb Raider é lindo, apresentando uma variedade de ambientes, desde desertos áridos e cavernas glaciais. É difícil não se impressionar com o visual do jogo, pois a cada passo que você dá é digno de um screenshot. Os caminhos podem ser até lineares, mas a distância entre um objetivo e outro é bem grande e os locais ao redor dessas localidades despertam seu lado explorado para procurar e descobrir segredos.

riseofthetombraideranalise_04

Vale a pena jogar Rise of the Tomb Raider?

Rise of the Tomb Raider oferece tudo o que você esperaria de um jogo de ação-aventura arqueológica e merece inúmeros elogios por conta da cinemática. A história puxa para a ação constante, com poucos momentos de calmaria, e mesmo com o caminho limitado no script, há sempre várias opções para superar cada obstáculo. Enfim, você vai apreciar a qualidade incrível de Rise of the Tomb Raider, mas provavelmente não vai sentir a mesma emoção a partir da história um tanto clichê.

E você, jogou Rise of the Tomb Raider? Deixe seu comentário!




Comentários (0) Comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!