Destravamento do Playstation 3

Postado em 02/02/2011.

PS3 JailbreakO primeiro Jail Break surgiu através da necessidade de desbloquear o primeiro iPhone. O aparelho possuía capacidade para executar muitas funções, mas devido as configurações pré-estabelecidas pela Apple não executava nem um terço delas. A expressão Jail Break significa “sair da prisão”. Esse termo era bastante apropriado, já que o desbloqueio buscava permitir que o aparelho fosse utilizado em qualquer operadora.

Com o tempo, surgiram diversas versões do Jail Break, desenvolvidas por hackers diferentes. Uma das mais famosas versões de Jail Break para iPhone foi desenvolvida pelo hacker GeoHot. Ele é tão abusado, que resolveu desenvolver um Jail Break também para quem possui Playstation 3, destravando um dos vídeos games mais populares do momento, inclusive para jogos online.

Na verdade, GeoHot não foi o primeiro hacker a destravar o PS3. No final de 2010, fail0verflow, um grupo hacker muito competente divulgou que tinham conseguido quebrar o sistema de segurança do console. Uma grande proeza para o grupo já que o PS3 era considerado o Everest dos games. O ponto máximo, mas muitas vezes inatingível.

Embora a Sony proteste, os membros do fail0verflow são contra a pirataria. Assim como muitos usuários, eles acham apenas que, se você comprou o aparelho, tem direito de rodar o que quiser nele. GeoHot se tornou inimigo número um da Sony, já que utilizando o que o grupo fail0verflow já sabia, ele descobriu a criptografia privada do firmware, aquela senha que diz se o software é original e se pode ser executado pelo PS3.

Se antes a Sony estava em segurança quanto a jogos piratas, a descoberta de GeoHot destruiu sua fortaleza. Para que o código seja desabilitado e gere uma nova criptografia, todos os jogos anteriores teriam que ser bloqueados, de forma que todos os lançamentos até agora seriam perdidos.

O que deixa a Sony em uma situação ainda pior é que, ao contrário de outros consoles, qualquer um pode fazer o desbloqueio em casa, mesmo sem ter qualquer experiência nesse tipo de coisa. Basta apenas fazer o download dos arquivos corretos, colocar em um pendrive e esperar que o console faça o reconhecimento dos arquivos.

GeoHot se defende se dizendo contra a pirataria, enquanto a Sony busca medidas judiciais para impedir o hacker de divulgar o destravamento e não trabalhar em novas versões do Jail Break para PS3. Enquanto nada é resolvido, nós usuários comuns corremos para desbloquear o aparelho que antes parecia inatingível.




Comentários (0) Comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!