Retrospectiva Playstation: O PlayStation Original

Postado em 30/07/2013.

Como muitos sabem, o PlayStation 4 chegará ao mercado no final deste ano com a promessa de revolucionar o mundo dos games. E para celebrar a chegada da nova geração (descartamos o Wii U), nada melhor do que fazer uma retrospectiva para lembrar o bons momentos dos “PlayStations” anteriores. Então, acompanhe-nos agora e não se esqueça de deixar seu comentário no final, pois é muito importante para nós!

O início de tudo…PlayStation

Lançado exatamente no dia 3 de dezembro de 1994, o PlayStation, também conhecido como PSX (codinome dado ao console durante seu processo de desenvolvimento), foi e ainda é um videogame 32bits da quinta geração de consoles. Em julho do ano 2000 (após o lançamento do PlayStation 2), o console recebeu uma “nova versão”, chamada de PlayStation One. Era uma versão “slim” do console original, com a mesma capacidade gráfica e mesmas funções, só que em um design novo. Até o fim de suas vendas em 2004, o PS1 contabilizou mais de 102 milhões de unidades vendidas.

Podemos destacar também o joystick/controle do PlayStation. Com “chifres” para segurar melhor e mais botões do que os joysticks da concorrência, esse controle fez um gigantesco sucesso. Além disso, o controle continha dois analógicos e um sistema de vibração, cujos mesmos conseguiram melhorar a jogabilidade e adicionar uma nova experiência de jogo. Vai dizer que não era legal ver o controle tremer juntamente com o som dos tiros ao jogar Medal of Honor? Simplesmente nostálgico!

Bem, agora vamos ao que interessa! Os jogos que marcaram a infância de muitos e que simplesmente trazem boas lembranças. Acompanhe-nos agora:

Resident EvilResident Evil 2

É até difícil falar sobre esse clássico, pois foram três jogos que marcaram a vida de muita gente que possuía o videogame (fora os Gun Survivor). Sem dúvidas, Resident Evil foi um dos primeiros jogos a fazer com que o jogador sentisse a tensão que o personagem passava, seja o medo, desespero ou cautela. Com câmeras fixas nos cenários, você era obrigado a passar por cenários escuros e principalmente com corpos espalhados, onde na maioria das vezes você era surpreendido por monstros (não era só zumbis) que saiam de tudo quanto é lugar, principalmente das janelas quebradas.

Crash BandicootCrash Bandicoot

O jogo da raposa (assim como era conhecido) fez um enorme sucesso nos anos 90, onde acabou se tornando um dos maiores clássicos para o console. Quando foi lançado, o jogo contava com gráficos poligonais, cujos mesmos eram simplesmente avançados para a época. Além disso, a possibilidade de andar para tudo quanto é lado nos cenários em 3D cativou muitos fãs. Enfim, Crash Bandicoot era sinônimo de ótima jogabilidade e visual bem agradável, além da diversão, é claro!

Gran TurismoGran Turismo

Gran Turismo foi simplesmente o jogo mais vendido para o PlayStation. A primeira versão da franquia fez um sucesso monstruoso, com a necessidade de tirar carteira para poder disputar as corridas, carros reais, carros de corrida e uma dificuldade na média, ou seja, nem tão fácil e nem tão difícil. A partir daí, as sequências sempre foram melhorando, seja na jogabilidade, parte gráfica, parte sonora e diversas outras coisas.

Conclusão

É claro que existem muitos outros títulos que fizeram um gigantesco sucesso no console, como Metal Gear Solid, Need for Speed, Twisted Metal, Drive, Medal of Honor, Silent Hill e muitos outros. Entretanto, decidi não aprofundar no assunto (por enquanto), pois esta é basicamente uma pequena retrospectiva com alguns jogos que marcaram a minha experiência com o primeiro console da Sony, o PlayStation.

E você, qual foi o jogo do PS1 que marcou sua infância? Comente!




Comentários (0) Comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!